Español | français | English
 
Le réseau
Brésil

Responsable : Isis de Palma

Representants de Paraty a la COP20 à Lima pour la coresponsabilité (Portuguais)


par Isis de Palma

Representantes de Paraty na COP 20 em Lima pela corresponsabilidade

Isis de Palma Forum of Ethics and Responsibility (FER), Brazil e José Domingos Vasconcelos, diretores da Imagens Educação, membros da Agenda 21 de Paraty e do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias

A Agenda 21 de Paraty e o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias participarão da Cúpula dos Povos, em Lima, Peru, em dezembro, a convite do Fórum Internacional Ética e Responsabilidades. A Cúpula dos Povos é o encontro da sociedade civil paralelo à COP – Conferência das Partes do Clima, tema detalhado no artigo do prof. Carlos Fernando Andrade para o Jornal Folha do Litoral Costa Verde, dezembro 2014 www.folhadolitoralcostaverde.com

O Fórum Ética e Responsabilidades formou-se há mais de 10 anos, tem a responsabilidade como tema central e acaba de se transformar numa Aliança Internacional. O encontro de Lima tem por finalidade discutir quais responsabilidades o mundo necessita assumir diante dos grandes desafios que o planeta enfrenta, não apenas em relação ao clima, mas também pelos efeitos dos impactos da globalização e da interdependência entre os países.

No Peru, a iniciativa é coordenada porRicardo Jimenez, sociólogo chileno, membro do Fórum Ética e Responsabilidades. Jiménez esteve em Paraty em abril deste ano como palestrante no encontro Refletir Brasil – Bem Viver o Resgate da Feliz Cidade. No Brasil, a coordenação é de Isis de Palma, membro deste Fórum desde 2003.

O evento pretende também consolidar um documento, o Manifesto de Lima. Para isso haverá uma roda de diálogos entre representantes dos países latino-americanos, funcionários de estado, parlamentares andinos, dirigentes sociais e profissionais da sociedade civil.

Esse documento fará um alerta contundente aos governantes sobre a necessidade de elaboração de um acordo internacional por meio do qual os países abram mão de seus nacionalismos exacerbados a favor de um acordo eficaz que vá além do clima. A ideia é estabelecer novas formas de governança ambiental que tenham a corresponsabilidade como base ética. Para isso pretende-se elaborar uma Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, complementar à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Fórum Ética e Responsabilidades apresentou na Rio+20, em 2012, uma primeira versão dessa proposta, exigindo que os países integrantes da ONU assumam suas responsabilidades quanto à crise socioambiental.

Participam da delegação de Paraty : Isis de Palma, educomunicadora, diretora da Imagens Educação e representante da América Latina no Fórum Internacional Ética e Responsabilidades ; Carlos Fernando S. Andrade, biólogo, professor doutor, coordenador do LEPAC da UNICAMP em Paraty ; Lia Capovilla, jornalista, diretora de vídeo e TV, coordenadora da Agenda 21 de Paraty e do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias ; Márcia Nascimento, relações públicas, articuladora do programa Carbono Compensado do LEPAC UNICAMP ; José Domingos Vasconcelos, físico, consultor em educação científica e planejamento energético ; e Tymur Klink, arquiteto, empresário e empreendedor social.

Também integram a delegação brasileira para esse encontro específico das Responsabilidades em Lima : Miriam Duailibi e Nelton Friedrich, que também estiveram em Paraty em abril deste ano para o encontro Refletir Brasil 2014.

Miriam Duailibi é jornalista e educadora ambiental e conselheira da Associação Latino-Americana de Pequenas e Micro Empresas de Economia Solidária (Alampyme/BR). Nelton Friedrich é advogado, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional e conduz um dos programas socioambientais mais relevantes da América Latina, o Programa Cultivando Água Boa.

Date de publication: 11 décembre 2014
Réagir à cet article

Réagir à cet article

Les autres articles du réseau
Mentions légales et crédits | Plan du site | Forum public | Suivre la vie du site RSS 2.0