Español | français | English
 
Red
Brasil

Responsable : Isis de Palma

Representantes de Paraty en la COP20 en Lima por la coresponsabilidad (Portugues)


por Isis de Palma

Representantes de Paraty na COP 20 em Lima pela corresponsabilidade

Isis de Palma Forum of Ethics and Responsibility (FER), Brazil e José Domingos Vasconcelos, diretores da Imagens Educação, membros da Agenda 21 de Paraty e do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias

A Agenda 21 de Paraty e o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias participarão da Cúpula dos Povos, em Lima, Peru, em dezembro, a convite do Fórum Internacional Ética e Responsabilidades. A Cúpula dos Povos é o encontro da sociedade civil paralelo à COP – Conferência das Partes do Clima, tema detalhado no artigo do prof. Carlos Fernando Andrade para o Jornal Folha do Litoral Costa Verde, dezembro 2014 www.folhadolitoralcostaverde.com

O Fórum Ética e Responsabilidades formou-se há mais de 10 anos, tem a responsabilidade como tema central e acaba de se transformar numa Aliança Internacional. O encontro de Lima tem por finalidade discutir quais responsabilidades o mundo necessita assumir diante dos grandes desafios que o planeta enfrenta, não apenas em relação ao clima, mas também pelos efeitos dos impactos da globalização e da interdependência entre os países.

No Peru, a iniciativa é coordenada porRicardo Jimenez, sociólogo chileno, membro do Fórum Ética e Responsabilidades. Jiménez esteve em Paraty em abril deste ano como palestrante no encontro Refletir Brasil – Bem Viver o Resgate da Feliz Cidade. No Brasil, a coordenação é de Isis de Palma, membro deste Fórum desde 2003.

O evento pretende também consolidar um documento, o Manifesto de Lima. Para isso haverá uma roda de diálogos entre representantes dos países latino-americanos, funcionários de estado, parlamentares andinos, dirigentes sociais e profissionais da sociedade civil.

Esse documento fará um alerta contundente aos governantes sobre a necessidade de elaboração de um acordo internacional por meio do qual os países abram mão de seus nacionalismos exacerbados a favor de um acordo eficaz que vá além do clima. A ideia é estabelecer novas formas de governança ambiental que tenham a corresponsabilidade como base ética. Para isso pretende-se elaborar uma Declaração Universal das Responsabilidades Humanas, complementar à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Fórum Ética e Responsabilidades apresentou na Rio+20, em 2012, uma primeira versão dessa proposta, exigindo que os países integrantes da ONU assumam suas responsabilidades quanto à crise socioambiental.

Participam da delegação de Paraty: Isis de Palma, educomunicadora, diretora da Imagens Educação e representante da América Latina no Fórum Internacional Ética e Responsabilidades; Carlos Fernando S. Andrade, biólogo, professor doutor, coordenador do LEPAC da UNICAMP em Paraty; Lia Capovilla, jornalista, diretora de vídeo e TV, coordenadora da Agenda 21 de Paraty e do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias; Márcia Nascimento, relações públicas, articuladora do programa Carbono Compensado do LEPAC UNICAMP; José Domingos Vasconcelos, físico, consultor em educação científica e planejamento energético; e Tymur Klink, arquiteto, empresário e empreendedor social.

Também integram a delegação brasileira para esse encontro específico das Responsabilidades em Lima: Miriam Duailibi e Nelton Friedrich, que também estiveram em Paraty em abril deste ano para o encontro Refletir Brasil 2014.

Miriam Duailibi é jornalista e educadora ambiental e conselheira da Associação Latino-Americana de Pequenas e Micro Empresas de Economia Solidária (Alampyme/BR). Nelton Friedrich é advogado, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional e conduz um dos programas socioambientais mais relevantes da América Latina, o Programa Cultivando Água Boa.

Fecha de publicación: 11 de diciembre de 2014
Comente este artículo

Comente este artículo

Los demás artículos de la red
Aviso legal y créditos | Mapa del sitio | Fóro público | Seguir la vida del sitio RSS 2.0